A Importância de ter um Q
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- O tema da Qualidade tem sido bastante falado e continuará a
ser até que não seja necessário falar dela como um elemento mais
para conseguir o êxito, um elemento tão necessário como as camas
de um hotel ou o telefone numa agência de viagens. Hoje em dia
fala-se da qualidade dos alimentos, dos carros, da medicina, da
contabilidade, dos serviços em geral. Os nossos serviços e
produtos são de qualidade; qualidade assegurada; a melhor
qualidade ao menor preço; temos trabalhado, trabalhamos e
continuaremos a trabalhar para fornecer a máxima qualidade aos
nossos produtos; ... são slogans que se repetem constantemente
na imprensa, nos discursos oficiais, nas universidades ou de uma
forma mais abrangente em toda a actividade económica.
- Mas porque motivo se está a verificar um ênfase
cada vez maior dos produtores e das empresas de serviços na
Qualidade?
- Porque existem milhões de produtos e uma oferta cada vez
mais global o que faz pressupor que, para poder competir, as
empresas precisam vender um produto ou serviço de qualidade ou
então não conseguem obter quota de mercado e sem esta as
empresas não sobrevivem.
A interligação entre Qualidade, Produtividade e Competitividade
é um dos factores mais importantes na Economia Actual. Tal como
Deming e Juran nos ensinaram, se as empresas conseguirem
aumentar a qualidade, aumenta a produtividade e consequentemente
a competitividade, ou seja a capacidade de um produto ou serviço
se destacar dos da concorrência quer seja pelo preço quer pelas
características específicas desse produto ou serviço.
Numa altura em que se assiste a uma terceirização da economia
portuguesa importa relembrar que o factor humano é fundamental
na obtenção de um serviço de qualidade. Não quer dizer que os
outros factores sejam secundários, pois em qualidade nada é
secundário, mas o que sucede é que nos serviços os recursos
humanos precisam de ter não só um bom domínio da profissão, mas
também uma boa predisposição face às exigências do cliente.
Importa assim que o empreendedor tenha a capacidade de organizar,
manter, formar e motivar a sua equipa, pois tal significa a
chave para a qualidade dos seus serviços numa época em que ter o
símbolo "Q" se torna cada vez mais um factor de
diferenciação e de valor acrescentado.
Nesse sentido o empreendedor tem de se consciencializar que os
consumidores, cada vez mais exigentes e informados, relacionam o
símbolo "Q" com qualidade e bom serviço sendo
suficientemente conscientes para admitirem que a empresa que
obteve a certificação realizou um esforço para obter esse
"Q" que redundará em seu benefício.
No entanto ao empreendedor não basta obter apenas o certificado
de qualidade para ter êxito nos seus empreendimentos pois, para
além de necessitar de cumprir o que prometeu deve preocupar-se
em medir permanentemente o nível de satisfação dos clientes e
dos seus recursos humanos, para conhecer as suas carências e
defeitos.
Com esta atitude o empreendedor melhorará o produto ou serviço
que satisfaz a procura do cliente através de uma relação
qualidade/preço que permitirá agradar ao cliente mas também
obter não só resultados empresariais que se irão traduzir numa
empresa apta a satisfazer as necessidades dos clientes, ou seja,
a manter-se competitiva.
Não deixe, assim, de aproveitar a adopção de um adequado sistema
de qualidade na sua empresa como um contributo fundamental para
a sua diferenciação na indústria em que desenvolve a sua
actividade.